segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Sobre os queijos


Eu, reles mortal, que conhecia meia dúzia de variedades de queijos, me sinto um tanto quanto ignorante nessa terra de comedores de roquefort!


Queijo aqui é assunto sério... No ritual "entrada - prato principal - queijo e/ou sobremesa", a qualidade e proviniência desse alimento é fundamental, bem como a diversidade.


Acostumada com nosso sanduíche de presunto e queijo lanche, fiquei surpresa ao perceber que aqui os dois juntos não é assim fácil de encontrar... ou é sanduíche de presunto, ou é de queijo, ou, no máximo, de presunto com emmenthal (aquele famoso cheio de buraquinhos).


Têm muitos que eu me arrependi de ter provado, com aquele gosto de podre mesmo... mas, enfim, aqui isso que dá o charme.


Dos cremosos, frescos, até os que mais temos contanto aí no Brasil, tem queijo para tudo que é gosto - com denominação de origem controlada e tudo! O meu preferido, particularmente, é o Comté, um queijo que surgiu da necessidade de se produzir aqui na França alimentos no verão para serem consumidos no inverno... Daí a idéia de se fazer um queijo grande (chegando a pesar de 40 a 80kg), já que os pequenos não duravam muito tempo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!