terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Uma repassada no início de tudo...


(texto escrito em out/09)
Oi, amigos...
Agora finalmente pude tirar um tempo pra escrever e contar pra vocês direito como tem sido essa experiência.
Os dias em Paris foram ótimos.. a cidade é linda e tirando um francês ou outro, muita gente foi compreensiva comigo e me ajudou quando tive dificuldade, mesmo sem me conhecer.
Tive um problema no metrô quando estava vindo pro hotel onde estou trabalhando, porque colocaram alguma coisa nos trilhos e atrasou tudo... fiquei super triste porque lá ninguém tava afim de me ajudar e eu trazia duas malas grandes, mais mochila e bolsa... foi dificil, mas entre uma dificuldade e outra a gt sempre cresce.
Por causa dos atrasos, quando cheguei nao tinha ninguém pra me pegar na estação de Niederbronn - que é a mais próxima da minha cidade: baerenthal - então, por sorte, a Madame Nicole Klein que é minha chefe tava passando lá bem na hr e pensou que fosse a nova estagiária por causa das malas. Ela estava com a filha e a neta de dois meses passeando... então, acabei indo tomar café com elas, o que foi ótimo né... aqui é tudo bem formal e um pouco distante. Assim tive oportunidade de falar pra ela quem eu sou de fato e tudo mais.
Fiquei bem feliz porque meus chefes elogiaram já duas vezes meu francês... to me virando bem, faz só dois dias qu estou aqui, então até o final do estágio estarei ótima.
Ontem chegou uma francesa que vai dividir quarto comigo... ela trabalha no restaurante - que é um 3 estrelas do Guia Michelin, o maximo que um restaurante pode ter de excelência. Lá tudo tem que ser sempre perfeito, a margem de erro é 0. Em fevereiro começo a trabalhar na sala do restaurante, que se chama L'arnsbourg... O Hôtel K, que é dirigido pela esposa do Chef Klein, fica bem em frente ao restaurante. As pessoas que se hospedam vêm até aqui só pra jantar ou almoçar no 3 estrelas.
Aqui é bem no meio da floresta mesmo, e é lindissimo, porque agora é outono... de manhã enquanto eu arrumo os quartos, dá pra ver o vento batendo nos galhos e asfolhas caindo. Eu amo o outono. hehe
Ontem meu primeiro dia de trabalho foi super dificil... o hotel está cheio, são só 12 quartos, mas são enormes... tenho que subir e descer MUITA escada. Essa semana ainda tem uma camareira comigo que tá me mostrando o serviço.. mas a partir d sabado que vem vou tirar toda a roupa suja e arrumar as camas sozinha. além de colocar tudo pra lavar, secar e depois dobrar as toalhas e saidas de banho. Isso das 11 às13:30h. Eu almoço no hotel mesmo e a comida é super refinada... a madame almoça com a gt, o que eu considero super gentil da parte dela... todos me acolheram super bem lá e são bem compreensivos e simpaticos. As camareiras adoram uma fofoca, isso não muda em lugar nenhum do mundo né. Hoje, por exemplo, eu almocei salmão haha.. é sempre refinado o negócio, porque vem do restaurante mesmo as comidas.
De tarde, eu termino de lavar e dobrar roupa .. depois ajudo nos check-in, dando drink de boas vindas, chá, café, torta e tal... e depis eu faço o serviço de abertura de leitos... coloco chocolatinho, arrumo o que tiver fora de lugar... tiro o lixo. Depois, eu troco as velas (tem vela por tudo lá de noite.. o hotel é lindo), coloco a louça da cozinha da máquina, seco, guardo e posso ir embora.
No final do dia fico morta... hoje to mais tranquila porque só havia 4 quartos vagos... mas ontem eram 12...é bem puxado.
Geralmente domingo chega gente e segunda... terça e quarta o hotel fecha, mas quinta, sexta, sabado é sempre lotado. O trabalho não é difícil, mas em compensação é mega cansativo... meus pés ficam moídos.
Tô me adaptando ainda... não é fácil, mas pelo menos tem uma brasileira e um brasileiro aqui que são super gente boa e que se ofereceram pra me ajudar em tudo que eu precisar.
O problema é conseguir ir no mercado.. porque é longe e temos que ir de carro... é preciso esperar alguem te convidar pra uma carona, ou então pegar um taxi... mas dai é uns 30 euros né... se for pensar, é bastante.
Aqui, como diz meu pai haha, é terra de ninguém... se tu nao for atrás das tuas coisas, ninguém tá nem aí... a sorte é que essa brasileira é bem mãezona e me dá várias dicas...até pra agilizar meus papéis e tudo mais.
Hoje a noite o pessoal que trabalha aqui se reune na casa dos outros estagiarios.. porque têm uns que ficam aqui em cima do restaurante, como eu, e uns outros que moram numa casa, que é bem melhor, porque tem tv, cozinha, td mais... mas é preciso conquistar um lugar aqui... ano que vem vou poder ter um quarto so pra mim porque a brasileira que tá sozinha vai embora. É importante fazer vários amigos, porque senão fica impossível viver aqui.
Bom, acho que por eqto é isso... ah, de tarde meu horário é das 16h as 21h, e a diferença de fuso horário aqui é 3 hrs a mais do que no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!