segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Sobre o frio



Sim, aqui faz muuito frio! Algo desumano mesmo. Quando fomos passar o dia em Colmar para ver as feirinhas de natal eu pensei que fosse chorar de tanto frio que estava sentindo. Temperaturas imensamente negativas são super comuns: Chegamos a -20º aqui um dia. Dizem que nunca nevou tanto na cidade, mas, para meu desapontamento, ainda não fiz um boneco de neve! Hei de fazer qualquer hora.
Infelizmente, não é só esse frio que me abala por aqui...
Existe uma frieza glacial entre as pessoas, em muitos momentos. Não vou exagerar, não é todo mundo que é assim, não. Alguns transmitem uma alegria contagiante, embora que sempre diferente da nossa, com aquele calor que conhecemos no Brasil.
Ou, talvez, seja só minha impressão... Porque, querendo ou não, a diferença marcante das línguas acaba gerando uma certa lacuna nas relações. Embora que gestos, olhares e sorrisos falem muito mais que as palavras, em qualquer idioma. Sinto falta de acolhimento, alguém com quem contar de verdade, sem interesses. Encontrei isso aqui nos dois brasileiros com quem partilhei 2 meses de experiências... Mas, enfim, o estágio deles terminou. Em fevereiro chegará uma nova brasileira, pra minha alegria! Tenho usado muito o skype e o MSN desde que cheguei, o que diminuiu bastante a solidão. Sinto falta do namorado, da família, dos velhos amigos, pessoas que eu sei que estarão sempre dispostas a enfrentar qualquer coisa comigo. Por mais que eu tenha conhecido gente de um coração enorme aqui, ainda assim, não posso afirmar com certeza que posso contar com eles. Pode ser uma questão de tempo, imagino. De qualquer forma, viver isso na pele é muito bom para nos fazer crescer e nos levar a refletir mais sobre o que, de fato, importa na vida.


Amigos, muita saudade! Amo vocês!


2 comentários:

  1. Realmente a saudade é um fator que faz muita diferença,as vezes ateh pode dar a impressão desse gelo entre as pessoas, pois estamos afastados de familia amigos, amores na qual ja tinhamos uma boa relação.
    otimo texto beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá minha querida!
    Aceitei o teu convite e amei o que encontrei! Teu blog está ótimo...você consegue transmitir tudo por um texto, uma foto.
    Não congele aí! Ah, você está linda em todas as fotos!
    Com certeza, será uma experiência para toda a vida.
    Mil beijos
    Carol Leal

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!